terça-feira, 23 de novembro de 2010

Robert Wilson - Video Portraits - Visita ao Santander Cultural


Robert Wilson


Robert Wilson - Video Portraits é uma mostra de artes visuais composta por uma série de videorretratos de artistas consagrados que reúne fotografia, filme, literatura e som pelo mago do teatro experimental e pesquisador nos usos cênicos do tempo e do espaço.

As obras de Wilson integram uma ampla variedade de mídias artísticas, combinando o movimento, a dança, a iluminação, o design de móveis, a escultura, a música e o texto em um todo unificado. As imagens do artista são esteticamente cativantes e carregadas de emoção e suas produções foram aclamadas pelo público e pela crítica no mundo inteiro. A mostra é uma realização do Santander Cultural, e integra a 17ª edição do festival de teatro Porto Alegre Em Cena.

Nascido em Waco, Texas, Robert Wilson foi educado na Universidade do Texas e no Brooklyn’s Pratt Institute, onde ele desenvolveu interesse por arquitetura e design. Estudou pintura com George McNeil em Paris e, mais tarde, trabalhou com o arquiteto Paolo Soleri no Arizona. Definido pelo New York Times como a figura central no mundo do teatro experimental, muitos dos trabalhos do artista entre quadros, pinturas, vídeos e esculturas, pertencem hoje a coleções privadas e museus espalhados pelo mundo.

A prática de Wilson está firmemente enraizada nas artes plásticas e gráficas e extensas retrospectivas de seu trabalho foram apresentadas no Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Boston Museum of Fine Arts. Montou instalações no Stedelijk Museum em Amsterdã, no Villa Stuck em Munique, no Clink Street Vaults de Londres e no Guggenheim Museums em Nova York e Bilbao.
Serviço:
De 9 de setembro até 5 de dezembro
Terça a sexta, das 10h00 às 19h00
Sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 19h00
Santander Cultural – Porto Alegre
Sete de Setembro, 1028 –  Centro Histórico
Entrada franca


Ana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário