domingo, 11 de dezembro de 2011

Cultura indígena

Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante estéticamente como a roupa usada pelo "homem branco". A pintura corporal para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através da arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. As pinturas também servem para camuflagem, para guerras, para comemorações, para homenagem ao Tupã (Deus do sol), etc.Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para "dizer" que estão interessadas em encontrar um parceiro.
O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente (sendo fervidas até virarem uma pasta) e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.

Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, a face e o nariz. A pintura corporal é a função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.


Miriam Borchardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário