terça-feira, 27 de novembro de 2012


Dicas de Maquiagem para Teatro



Como todos já sabemos o teatro é um mundo fantástico, repleto de fantasias e criatividade. Cada ator deve se conhecer muito bem, ter a exata certeza de até onde vão seus movimentos e alma para a produção de seus personagens, e no decorrer do espetáculo se tornar íntimo de sua platéia, para que cada um que deixe o teatro, saia realizado, sonhando e com a vida mais bela. O teatro sem qualquer dúvida é a arte de fazer sonhar, e a magia dos palcos de mostrar uma nova realidade.
Mas, como também já sabemos, todo esse encanto deve vir de algum lugar, de uma equipe por trás das coxias, e ser produzido pelo ator em cena. No palco muitos dizem que vale tudo, entretanto esse tudo, sempre deverá ser em prol de um resultado gratificante para a platéia, e com qualidade para quem os faz. Quando em palco, os atores se vêem rodeados de apetrechos para lhe ajudarem na apresentação do espetáculo, entretanto o maior trabalho de produção começa logo no camarim e no ator.





O artista, no geral, deve fazer diversos personagens, e cada um diferente do outro, pois representam seres diferentes com rumos e histórias diferentes. Nesse momento, vê-se um mundo de possibilidades para se fazer uma espécie de mutação no ator, e dentre elas as maquiagens teatrais são as maiores auxiliares.
Em primeiro lugar tenha em mente que a maquiagem deverá aparecer no palco, é como se tudo o que está lá em cima diminuísse, e por isso, deve-se ter cores marcantes e exageradas para que todos enxerguem, mas cuidado não leve ao “pé da letra” esse exagero. Até as maquiagens mais suaves de uma personagem devem ser mais forte para que apareça, e todos que estão acomodados nos lugares da platéia possam enxergá-la.
Ao escolher sua maquiagem opte por aquelas mais densas e mais cremosas, porque além delas serem mais pesadas e aparecerem mais em palco, também possuem melhor fixação. Geralmente, em nosso dia a dia, quando passamos maquiagem na pele seca ela fica marcada nas linhas de expressão, entretanto no palco esse efeito é muito bom, pois ajuda na articulação do ator, além de lhe dar mais expressão. Para deixar esse efeito ainda melhor, passe sobre a pele um pouco de pó.
A sobra nos olhos branca, ou até mesmo as pratas com um pouco mais de brilho, ajudam a dar mais volume nos olhos, podendo estendê-los e lhe ajudar a lançar olhares marcantes para opúblico . E para isso também não se esqueça do lápis preto no contorno dos olhos, para bem delineá-los e marcá-los. Assim como utilize as máscaras para cílios. Esses produtos devem ter traços bem marcados para que, embora de perto pareçam exagerados, na verdade eles estão ideal para o público.
O batom também de vê ser bem passado, se a maquiagem for mais leve, abuse no tom rosado, porém de qualquer forma deixe-o bem realçado em seus lábios, e caso seja para utilizar a maquiagem mais escura, não se esqueça de intensificar o blush e os tons mais escuros.
As sobrancelhas também lhe ajudam a marcar sua expressão e deixar sua personagem mais intensa, por isso, faça correções com o lápis e deixe-a aparecer. Não tenha medo de colocar cores em seu rosto, pois no palco eles terão um efeito maravilhoso. Deixe sua imaginação fluir e se solte sua criatividade, pois em palco, seus sonhos é que mandam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário