quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cabeça Verde...


Cosméticos com ativos extraídos da natureza são tendência mundial como forma de preservar o meio ambiente e os cabelos. Confira aqui os mais bacanas para deixar a cabeleira maravilhosa!!
É um caminho sem volta: a preocupação com a sustentabilidade e a onda de ser o mais natural possível dominaram o mercado e quem não se der conta disso em breve vai ficar obsoleto. Para ajudar os profissionais, os fabricantes abraçaram a causa e lançam a cada dia novos ingredientes naturais capazes de operarem maravilhas nos fios, mesmo nos mais danificados. Há preocupações para diminuir as agressões ao meio ambiente e à saúde do consumidor. “O mercado está ávido por itens de origem vegetal. Os ativos naturais não têm somente o exotismo como atrativo, mas também suas propriedades de eficácia cientificamente comprovada”, comemora a técnica Carla Miyata, da Schwarzkopf Professional. Claro que os compostos químicos não devem sumir do mercado. Afinal, algumas ações ainda só são conseguidas com eles, como coloração ou alisamentos. Mas nada impede que ao lado da química esteja um ativo natural para neutralizar os efeitos danosos. “As empresas buscam matérias-primas de origem natural pois são na grande maioria menos agressivas à pele e ao cabelo, preservando mais sua estrutura natural e diminuindo o potencial de irritabilidade dos produtos”, explica o gerente de marketing Adriano Tobias, da Tânagra Cosméticos. Isso não significa que produtos com ativos naturais sejam completamente livre de contraindicações – é preciso ficar de olho nos outros ingredientes da fórmula. “Os ativos naturais são livres de solventes e os processos de extração são biotecnólogicos, desta maneira é possível conseguir fórmulas eficientes e suaves, além de preservar a natureza quando os produtos são descartados”, diz o gerente técnico Sérgio Marucci, da Mediterrani Professional. “Algo que nos favorece muito é a biodiversidade brasileira, onde encontramos ativos cada vez mais eficazes”, lembra a gerente técnica Eliane Nogueira, da Felithi Cosméticos. Com tantas descobertas, quem sabe um dia vamos ficar livres dos ativos criados em laboratórios?
Confira alguns tratamentos profissionais com ativos naturais
Reestruturação capilar
MIDOLLO DI BAMBOO, ALFAPARFMILANO
Idealizado para cabelos danifiCados, o tratamento possui princípios ativos do extrato de bambu, ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, que agem profundamente nos fios. Tem proteínas do trigo, para devolver brilho e maciez, e óleo de algodão, dando maior elasticidade e brilho aos cabelos. O tratamento com a linha começa com o xampu, depois é aplicado um creme ou uma máscara, seguido pela loção renovadora e spray de tratamento. Se os fi os precisarem de nutrição ainda mais profunda, basta acrescentar no passo a passo a ampola Cauterization Serum.
RECONSTRUÇÃO PLÁSTICA DE ARGILA, CADIVEU
A reconstrução de cabelos danificados é feita pela argila branca, que possui ação adstringente e age nos poros do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios. O sistema possui também açaí, aminoácidos revestidos e cisteína, que trazem força, brilho e maciez. A aplicação é realizada com Shiatsu Capilar, técnica de massagem para obter o resultado ideal.
LINHA LÓTUS, SCHWARZKOPF PROFESSIONAL
A base de óleo de amaranth, flor de lótus azul – agente revitalizante – e aqualol, a máscara da linha Seah restabelece e mantém a hidratação do cabelo, prevenindo a perda de água e retendo as moléculas hidratantes. Condiciona, fortalece e suaviza o cabelo deixando-o macio e maleável.
ANDIROBA AMAZÔNICA , MAXILINE
O tratamento é feito com três produtos: xampu, revitalizador e finalizador. Toda a linha é formulada com a andiroba, planta amazônica cujo óleo deixa os cabelos sedosos e brilhantes, além de ter poder cicatrizante e antiséptico. Os ativos também impedem a perda de água dos fi os, por isso a indicação para cabelos porosos, ressecados e danificados.
Hidratação
HYDRARESCUE, REVLON
Esse tratamento possui creatina (ativo que restaura e evita a quebra), vitaminas A, E, B3 e H e extratos vegetais de jojoba, castanha de cavalo e extrato de algas são as apostas do fabricante para cabelos secos, frágeis, com pontas duplas e difíceis de desembaraçar. O cabelo é lavado com o Hydra Rescue Shampoo, então o tratamento termoativado Hydra Rescue Repair é aplicado o calor a 120° C da prancha “estoura” as bolinhas do creme de hidratação, como se fosse pipoca! Esse efeito solta todas as propriedades nutritivas nos fi os, fazendo-as penetrar profundamente. Para finalizar, o Brilliant Hydra Elixir confere brilho intenso.

SHITAKEPLUS , BIO EXTRATUS

O cogumelo comestível nativo do leste da Ásia é rico em antioxidantes, proteínas, aminoácidos e vitaminas B, C e D. Aos cabelos ele é capaz de oferecer nutrição profunda e reposição de sais minerais importantes para a saúde dos fios, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O resultado é brilho intenso, leveza e recuperação da fibra capilar. O processo conta com xampu, condicionador, máscara, elixir nutritivo e finalizador termoprotetor.

LINHA PH CARE , TÂNAGRA COSMÉTICOS

Indicado para cabelos com mechas, luzes e balaiagens, o tratamento conta com a cera da casaca de limão, poderoso hidratante e emoliente. Além disso, sua fórmula promove a secagem mais rápida dos fi os, diminuindo o ressecamento do secador. O processo completo é composto por xampu, máscara, condicionador e leave-in.
AMPOLA MOISTURE REPAIR , MEDITERRANIPROFESSIONAL
Em apenas 5 minutos, o tratamento hidrata cabelos quimicamente processados ou ressecados pelo styling. Já na primeira aplicação, o cabeleireiro consegue selar as camadas cuticulares dos fios, além de obter brilho e maciez duradoura. Sua formulação é rica em extrato de mel, que tem ação emoliente, queratina hidrolisada e extrato de pitanga, que tem ação oxidante. Para todos os tipos de cabelos, o produto deve ser aplicado após a limpeza dos fios, por toda a extensão. Em seguida, basta aguardar 5 minutos e enxaguar.
KIT KERADVANCE EXPRESS , LUSTY
O xampu, a máscara e o leave-in contam com a ação das proteínas de seda, que conferem brilho e elasticidade aos fi os. Além de extrato de chá verde, antioxidante de propriedades antisséptica e adstringente, perfeito para equilibrar a oleosidade natural
do couro cabeludo. Por último, possui manteiga de manga, ativo altamente emoliente e hidratante.
Controle de volume
AQUALIZE TEXTURIZAÇÃO TÉRMICA, AMÓS
Livre de formol, a escova modeladora dura 20 lavagens e pode ser feita em cabelos com química. No início do processo, um xampu de limpeza profunda à base de ácido de frutas e extrato de menta abre as escamas. Em seguida, o produto que faz a texturização (feito com proteínas ácidas e óleo de camelina sativa) é aplicado e age por 20 a 30 minutos. A máscara revitalizante de manteiga de manga, óleo de canola e óleo de camelina sativa proporciona condicionamento e hidratação intensa. Por último, um composto por nanoproteína da seda dá o polimento nos fios.
DOCEURD ’ HUILES ,
LINHA NA TURE, L’ORÉAL PROFESSIONNEL

Próprios para os cabelos rebeldes e indisciplinados, os farelos e extratos de oliva amaciam, disciplinam e deixam as fibras nutridas e brilhantes. Composto por pré-xampu Huille de Richesse, xampu Doucer d’Huiles e máscara Doucer d’Huiles, a sugestão é que se finalize o tratamento com um leave-in modelador, antes de proceder a escova. Toda a linha Nature foi criada com ativos de origem natural em altas concentrações, sem parabenos, sem silicones, fragrâncias de origem 100% natural e sem corantes (ou corantes naturais).
SLIMMING CAPILAR , KÉRASTASE
Com complexo Cera-Trioleum, o tratamento conta com o óleo de camelina para conferir hidratação, maciez e brilho, óleo de damasco, que promove nutrição interna, e óleo de pracaxi, responsável por criar a proteção hidrofóbica ao redor da fibra. O ritual associa duas monodoses de Kérastase – o duo oléo-morphose, composto por uma bisnaga com um gel-creme e uma ampola com um sérum, a Máscara Oléo-Relax Slim e o Creme Oléo-Relax Slim.
VITA SYSTEM, ANE ETHUN COSMÉTICA PROFISSIONAL
Formada por xampu, condicionador, máscara e modelador de cachos, a linha Vita System é indicada para cabelos cacheados ou ondulados, pois evita o ressecamento e a porosidade, características bastante comuns a estas texturas de fios. O fluído de abacate da fórmula tem como objetivo restaurar a camada lipídica dos fios, por ser rico em proteínas, ácidos graxos e complexo vitamínico.
Cor protegida
NEW COLOR EXTEND, REDKEN
Composto por xampu, condicionador, máscara, spray e sérum, a linha de tratamento promete evitar o desbotamento da cor, reparar, condicionar e proteger a fibra capilar dos agressores ambientais. Um dos componentes chave da fórmula é o óleo de cranberry, que traz uma infusão de alto brilho e condicionamento aos cabelos, garantindo a vitalidade máxima da cor.

COLORFIX , MATRIX

Tratamento antidesbotamento com máscara Biolage Delicate Care, que fixa a cor desde o dia da coloração e aumenta sua durabilidade. A linha, composta por xampu, máscara e creme para pentear, é sem sulfato, para evitar a eliminação do pigmento. Conta com o Complexo Antioxidante de Açaí e Óleo de Argan, que protege contra os danos os radicais livres.
Força extra
AGE REVITALIZE , FELITHI COSMÉTICOS
Tratamento anti-idade que ajuda a dar força aos cabelos, alinhar a fibra capilar, reduzir o frizz, dar brilho e suavidade, além de prevenir futuros danos nas fibras capilares. Para chegar a este objetivo, a marca desenvolveu o complexo Eco-Age, elaborado com os ativos da fl ora brasileira maracujá, guaraná, cupuaçu, muru muru, pitanga e acerola, aliados com ativos tecnológicos ricos em vitaminas, silicones nobres e proteínas vegetais. O tratamento é composto por xampu, máscara e leave-in.
COSMÉTICA VERDE
Hoje, no Brasil, não há regulamentação para um cosmético ser considerado natural. “Para a fabricação de produtos naturais, é necessária a busca de matérias primas de fontes que seguem os princípios da química verde”, diz a diretora de novos negócios da Chemyunion, fabricante nacional de ingredientes cosméticos e dermocosméticos. Além disto, há ingredientes considerados proibidos para estes cosméticos, como alguns conservantes e solventes. Vanessa Arruda, coordenadora de novos negócios da mesma empresa, acrescenta que o processo de produção é fundamental importância para desenvolver cosméticos em conformidade com a preservação do meio ambiente.
Precisa envolver, por exemplo:
- utilização de matérias primas naturais de fontes sustentáveis
- desenvolvimento de novas rotas tecnológicas que diminuam o uso de substâncias tóxicas
- reaproveitamento de água
- produtos livres de: conservantes, óxido de etileno, sulfatos, etc.
- embalagem reciclável

Gabriela de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário