quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dicas de como combinar camisa e gravata

Hoje em dia, cuidar da aparência e estar vestido adequadamente às ocasiões é imprescindível, portanto combinar a camisa com a gravata é fundamental, por isso devemos ter alguns cuidados na hora desta escolha tão importante, e a seguir vão algumas dicas úteis e interessantes:
Nas combinações as camisas brancas e azuis caem muito bem com todos os tipos de gravatas e aceitam diferentes combinações. Quando optar por uma listrada é necessário ter mais cuidado na escolha da gravata, pois requerem atenção tanto com a largura das listras, quanto com as cores. Já as camisas com quadriculado pequeno ficam melhores com fundo neutro como branco e azul para ocasiões mais formais.


As camisas com xadrez (tipo escocês) são bem mais difíceis de combinar. A regra básica para combinar o visual com o terno, caso vá utilizá-lo, continua sendo a harmonia de cores com a camisa, mesmo que elas tenham padronagens ou texturas. Se a gravata tiver textura ou cor, ela pode ser usada com terno risca-de-giz, mas não use com camisas estampadas. Com exceção das camisas com listra ou quadriculados discretos, que ficam bem com gravatas de poás.
As gravatas podem ser as tradicionais ou as mais finas. Fique atento a altura correta da gravata que deve ser até o começo da fivela do cinto. Para o nó da gravata, faça o que sabe melhor, considerando que o colarinho italiano precisa ser preenchido.

Tabelas de Apoio para escolha da gravata
tabela-gravatas
 


NÓS DE GRAVATAS:
Alem de combinar a camisa com a gravata, dar o nó na gravata é outra dificuldade bastante comum entre nós homens, por isso decidi postar algumas dicas de nós.


Nó simples, um dos mais utilizados:

1-Coloque a gravata ao redor do pescoço deixando a ponta larga mais comprida que a ponta fina (a ponta fina pode estar na altura do 4º botão da camisa).
2-Passe a ponta mais larga por baixo da fina, dando uma espécie de laço.
3-Complete a volta ao redor da ponta fina e saia com a ponta larga por dentro da região do pescoço.
4-Ainda com a ponta larga, passe-a dentro do anel formado dentro do laço que foi dado.
5-Ajuste o nó de forma adequada, não deixando muito apertado nem muito largo e ajeite a gravata.


Como dar nó em gravata: Nó Francês. Foto:TieKnot

Nó Francês:

Ideal para gravatas estreitas.

1- Com a gravata em volta do pescoço e a ponta mais ampla com maior comprimento, pegue a parte mais ampla e passe por baixo da parte mais fina, na transversal, saindo pelo orifício da região do pescoço.
2-Ao sair dê outra volta com a região mais ampla na mais estreita e novamente, passe por dentro da região onde está o pescoço, de baixo para cima.
3- Ao sair da região do pescoço, passe a mesma ponta (mais ampla) por dentro da laçada. Ajuste o nó e a gravata.


Nó pequeno:

Este nó menor é indicado para gravatas de espessura mais grossa ou colarinhos menores.

1- Passe a ponta mais ampla da gravata por baixo da ponta fina, dando uma volta sobre ela e saindo na região do pescoço, de cima para baixo.
2- Ao sair dessa região, passe por dentro do laço formado pela volta. Ajuste a gravata e o nó de forma confortável.


Nó cruzado:

Embora um pouco complicado de realizar, é um nó bastante elegante e sofisticado.

1-Do mesmo modo, passe a ponta mais ampla por baixo da mais estreita, saindo na região do pescoço, de cima para baixo.
2-Ao sair da região, volte e dê outra volta ao redor da parte mais estreita, agora em lado contrário à primeira volta, também saindo pela região do pescoço, de cima para baixo.
3-Passe dentro do laço formado pelas voltadas e ajuste o nó ao pescoço.


Agora é só seguir as dicas, e prestar atenção nas tendências, pois apesar de não ter uma variação muito intensa, as roupas socias também sofrem mudanças.


João M. M. Machado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário