segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Paul Smith: Um Estilista Multifacetado

     
      Paul Smith, nasceu no dia 5 de julho de 1946, em Nottingham (Inglaterra). Aos 16 anos e sem qualquer formação profissional, deu seu primeiro passo na carreira no mundo da moda: seu pai levou-o para trabalhar em uma fábrica de roupas. Seu sonho era ser um grande ciclista, mas um acidente aos 17 anos mudou seus planos.
      Seis anos mais tarde, em 1970, com o incentivo de sua namorada Pauline Denyer (sua esposa), ele abria com um reduzido capital sua primeira loja em sua cidade natal, a única no país, na época, a vender roupas de estilistas internacionais fora de Londres. A loja funcionava apenas às sextas-feiras e aos sábados, pois durante a semana o dono tinha outro emprego. Ele mostrou sua primeira coleção para homens em Paris, no ano de 1976.
      Em 1979, Smith chegava a Londres, com um grande ponto de vendas instalado em Covent Garden. A partir daí, o estilista conquistou rapidamente uma posição de destaque na moda de vanguarda internacional. Fazendo de início apenas roupas masculinas, ele começou a ganhar uma clientela estrelada.
      Casado com Pauline, uma professora de desenho a quem atribui apaixonadamente seu sucesso, Paul Smith tem a seu crédito, nos últimos anos do século 20, a revolução dos três ou mais botões nos paletós masculinos, que ganhou o mundo e acabou com a hegemonia dos dois botões, vigente até então. E depois de ver que grande parte de suas roupas era comprada por mulheres, Smith criou uma linha feminina, sem fugir ao seu estilo já consagrado, partindo também para linhas infantis e esportivas, além de uma infinidade de acessórios.
      Mick Jagger, David Bowie e George Michael exibiram suas ousadas e elegantes criações.Paul Smith recebeu o título de sir da rainha Elizabeth II em 2000, como homenagem ao seu trabalho excepcional, preocupando-se sempre em dar cada passo com cuidado. Hoje, há 12 coleções diferentes: Paul Smith, Paul Smith Women, PS by Paul Smith, Paul Smith Jeans, Paul Smith London, R.Newbold (somente no Japão), Paul Smith Accessories, Paul Smith Shoes, Paul Smith Fragrance, Paul Smith Watches, Paul Smith Pens e Paul Smith furniture. Suas coleções femininas e masculinas têm como uma das marcas registradas listras, estando  presentes em produtos como a água Evian, uma linha de roupas para motociclistas e nas próprias motos Triumph, em peças criadas especialmente para o aniversário da marca londrina Selfridge.
      Em sua recente coleção, o estilista apresentou um andrógino verão 2011, repleto de peças de alfaiataria como coletes, blazers, camisas e gravatas. “Eu queria peças atemporais, peças que talvez você tenha pedido emprestado para o seu irmão, seu namorado ou seu marido”, segundo ele disse. O toque feminino ficou nos detalhes em tecidos florais e poás, nas hot pants, no blazer que se transformava em macaquinho, nos longos vestidos em tecido leve e na ampla pantalona ao estilo das saias-calças dos anos 1970.

Kerlin A. Schmitz



Nenhum comentário:

Postar um comentário